Requião quer punição de deputados que votaram contra professores
O senador Roberto Requião divulgou nesta quarta-feira (11) nota oficial repudiando a adesão de parte da bancada do partido na Assembleia Legislativa ao pacotaço de Beto Richa contra os professores e o funcionalismo público estadual.
Na nota, o senador diz que vai acionar a Comissão de Ética do PMDB para que sejam definidas e aplicadas sanções contra os adesistas, que poderão ir da suspensão do partido à expulsão e consequente perda dos mandatos.
Esta é a nota:
O PMDB do Paraná sempre se distinguiu pela defesa dos interesses dos professores e da educação pública estadual. Nos dois últimos governos do PMDB (2003-2010), os professores tiveram atendida a antiga reivindicação do Plano de Cargos e Salários, garantindo-lhes a segurança de uma carreira, de progressões e reajustes; criamos o PDE, o livro didático público, o Portal da Educação, a TV Multimídia, os Laboratórios de Informática. No governo do PMDB, os professores ocuparam o centro das transformações que colocaram a educação pública paranaense em primeiro lugar do Brasil.
É por isso que vimos com repugnância e horror alguns deputados do PMDB votar a favor das odiosas medidas que o governador Beto Richa quer implantar contra os professores, contra a educação e contra o funcionalismo público paranaense.
Nada justifica essa traição desprezível, abjeta, e ela jamais poderá ser esquecida ou perdoada .
Da mesma forma, dar permissão para que esse governador perdulário, incompetente e irresponsável se aproprie dos oito bilhões de reais da Paranaprevidência é um crime hediondo, irremissível. Um crime duplamente ofensivo: contra o funcionalismo, que terá sua aposentadoria comprometida; e contra o PMDB, cujo governo deu uma contribuição decisiva para a formação e para a defesa desse pecúlio.
Diante disso, o PMDB denuncia e repudia os deputados que votaram contra os professores e contra o funcionalismo público estadual e a segurança de suas famílias.
Vamos acionar a Comissão de Ética do partido, para que seja aberto procedimento contra os trânsfugas e que eles, preventivamente, como medida preliminar, sejam afastados do PMDB , antes de outras sanções, como a expulsão do partido e a consequente perda de seus mandatos.
Ao par disso, cumprimentamos os deputados Nereu Moura, Anibelli Neto, Ademir Bier e Requião Filho pela corajosa defesa dos princípios do partido e dos interesses dos professores, do conjunto do funcionalismo público e do povo paranaense.