Requião e Rosane assumem compromissos com os jovens
Na comemoração do Dia Mundial da Juventude, documento com demandas foi entregue aos candidatos
Um encontro dos jovens do PMDB, PV e PPL com os candidatos da coligação “Paraná com Governo” marcou o Dia Mundial da Juventude, comemorado nesta terça-feira (12). O candidato ao governo estadual, Roberto Requião, e a vice, Rosane Ferreira, participaram do evento na sede do PMDB, em Curitiba.
O ato teve a presença de representantes de todas as regiões do Estado. O documento foi elaborado em conjunto com representantes dos três partidos.
“A prioridade é a volta da secretaria da Juventude, que possa pensar e planejar políticas públicas para os jovens”, ressaltou a presidente estadual da Juventude do PMDB/PR, Vera Regina Giebmeyer. Outra preocupação é em relação à educação.
“Precisamos de um olhar especial para a área, com ensino médio de mais qualidade, a regionalização das escolas técnicas e a retomada de investimentos na área de pesquisa e extensão das universidades estaduais”, explicou Vera, que também cita a segurança dos jovens, combate ao tráfico de drogas e políticas de reabilitação para dependentes químicos como questões importantes.
Para o presidente estadual do PV/PR, Charluan Gamballe Correia, além de marcar a data, o ato buscou um compromisso dos candidatos com o Estatuto da Juventude, sancionado no ano passado pela presidência da República. “É preciso aproximação dos jovens com a política e diálogo permanente com o Governo, já que historicamente as políticas públicas estaduais não têm sido eficazes”, analisou.
Engajamento – O engajamento dos membros dos partidos tenta atrair a atenção de uma parcela da população cada vez mais desinteressada pela política. O número de eleitores entre 16 e 17 anos sofreu redução de mais de 30% em relação ao eleitorado de 2010. Naquela eleição havia 2,39 milhões de eleitores dessa faixa etária. Agora, o número é de 1,63 milhão.
“Os jovens estão indignados, reclamam, fazem barulho, mostram a cara nas ruas, mas falta ocupar espaços dentro da política. É preciso mostrar indignação, mas participar das decisões e colocar um bom voto na urna”, avaliou o secretário estadual da Juventude do PPL/PR, Rafael Zilli.
“Falta engajamento. O jovem não vê a política com bons olhos, por isso as juventudes partidárias precisam abrir essa porta, mostrar a importância da política no dia a dia. Sem ela não tem ônibus, não tem luz, saúde. Portanto a participação é fundamental”, reforçou Vera.
O engenheiro civil Luciano Castanho, de 29 anos, é filiado ao PV desde 2010. Decidiu entrar para o convívio partidário para entender o processo político democrático. “Criticar é fácil, mas como melhorar? É preciso usar os caminhos dentro da lei e os jovens podem puxar esse movimento”, avalia.
A candidata a vice, Rosane Ferreira, elogiou a participação dos jovens e disse torcer para que eles integrem cada vez mais da política nacional. “Espero que representantes da juventude sejam eleitos para o legislativo, para que essa voz se transforme em ações concretas para mudar a realidade. Meu compromisso é deixar as portas do gabinete da vice-governadoria escancaradas para juntos fazermos uma gestão pensada nas futuras gerações”, afirmou.
Requião estimulou a participação dos jovens na política partidária e nas eleições e pediu que eles ocupem cada vez mais espaços dentro das siglas. “A juventude de até 35 anos de um partido tem toda a condição de ser a juventude dirigente, racional, que reflete e propõe, por isso eu acho esse movimento de vocês maravilhoso”.
“Mas não se segreguem dentro do gueto da organização jovem num partido dominado por velhos. É a porta de entrada, a estrutura partidária permite que vocês ingressem pelo movimento jovem, mas não se submetam à servidão. Entrem e procurem, à medida que vocês crescem intelectualmente, arrebentar as barreiras colocadas pelos velhos corrompidos que fazem política no Brasil”, aconselhou Requião.
(Assessoria de Imprensa / Marcos Martins)