REQUIÃO DIZ QUE É O MOMENTO DO PMDB NACIONALISTA, DEMOCRÁTICO E POPULAR

O senador defendeu, neste sábado (15), na abertura do Encontro Estadual Fundação Ulysses Guimarães (FUG-PR) e do PMDB-PR, em Curitiba, que o partido também aja na defesa da Petrobras e se posicione claramente contra as medidas neoliberais da Agenda Brasil, proposta pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), além de afirmar que o PMDB nacionalista, democrático e popular deve se manifestar. “Esse não é o rumo do PMDB. O PMDB fala pelas suas bases e pela sua convenção”, declarou.

 

ABERTURA

O senador participou do evento da FUG-PR e do PMDB-PR para debater a conjuntura política atual e falar sobre as estratégias para enfrentar os desafios das eleições de 2016 e 2018. Também estavam na abertura o deputado estadual e presidente da FUG Requião Filho, Nereu Moura e Ademir Bier, o deputado federal Sergio Souza, o presidente do PMDB-PR Rodrigo Rocha Loures, o secretário-geral do PMDB-PR. Sergio Ricci, a presidente do PMDB Mulher Marcia Ferreira, a presidente Nacional do PMDB Mulher Fátima Pelaes, o coordenador nacional da FUG, Francisco Donato, a vereadora Noêmia Rocha e o presidente da União de Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti. Também estavam na abertura a gerente nacional do Programa de Formação Política Elisiane da Silva e com o coordenador de Formação da FUG-PR Rafael Xavier.

 

PMDB NACIONALISTA, DEMOCRÁTICO E POPULAR

“O PMDB que queremos é esse aqui. O PMDB das bases. Esse é o PMDB verdadeira. Não o dos deputados ausentes ou do presidente do Senado ou da Câmara dos Deputados. Essa Agenda Brasil não é do PMDB. Não foi discutida no partido. Além de ser um retrocesso”, declarou o senador.

 

Requião disse que o partido tem que defender a Petrobras da tentativa de destruição e entreguismo, por parte de um certo PMDB, de aliados do governo e, principalmente contra a tentativa de tirar o pré-sal da Petrobras encabeçada pelo senador tucano José Serra (PSDB).

 

“Que se punam os corruptos, mas isso não pode ser pretexto para destruir a Petrobras. O PMDB não pode deixar que enganem o povo e se aproveitem para entregar o futuro do país aos interesses do grande capital vadio”, afirmou o senador, num discurso que empolgou a militância presente no evento da FUG-PR.

 

AGENDA BRASIL

Requião se manifestou contra a Agenda Brasil proposta como um pacto de conciliação entre o Governo Federal e o Congresso Nacional mediado pelo Senado “Estão tentando um pacto com o capital, com os exploradores e com a dependência. Querem acabar com o Mercosul (Mercado Comum do Sul), voltar com o esquema da Alca (Área de livre Comércio das Américas, proposta pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, em 1994). Estão completamente errados”, disse. “Esse não é o rumo do PMDB. O PMDB fala pelas suas bases e pela sua convenção”, completou.

 

DEBATES

O presidente da FUG-PR deputado estadual Requião Filho disse que o encontro estadual já cumpria seu objetivo ao reunir mais de 400 militantes para discutir política e definir as ações do PMDB do Paraná. “Essa é uma oportunidade ótima para o PMDB dar o primeiro passo para enfrentar como favorito as eleições municipais do ano que vem. Ao nos qualificarmos com debates e mobilização das bases vamos avançando cada vez mais”.

 

O presidente da União de Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, falou sobre a importância dos vereadores e das câmaras municipais na democracia brasileira e sobre os desafios que serão enfrentados nas campanhas de 2016. A gerente nacional do Programa de Formação Política Elisiane da Silva e o coordenador de Formação da FUG-PR Rafael Xavier fizeram a apresentação de Cursos e Palestras da FUG-PR para os Municípios.

 

O “Programa Mulher em Ação” foi abordado por Fátima Pelaes, presidente Nacional do PMDB Mulher e Márcia Ferreira do PMDB Mulher do Paraná. Gilberto Musto, consultor político, falou sobre marketing político e a estratégia de Comunicação Social para as eleições municipais.

 

VEJA AS FOTOS