REQUIÃO ANUNCIA PROJETOS PARA SALVAR A PETROBRAS E SUPERAR A CRISE ECONÔMICA

O senador Roberto Requião anunciou nesta quinta-feira (13), no plenário, que vai apresentar projetos de lei para que a Petrobrás retome os investimentos e recupere toda a extensa cadeia econômica do petróleo, hoje em crise, em função da operação Lava Jato e dos cortes no orçamento da estatal. Requião lembrou que a Petrobrás é responsável por parte substancial do PIB brasileiro e que sua paralisia afeta fortemente a economia nacional, já em recessão.
Requião lembrou que na crise mundial que explodiu em 2008, o Brasil amorteceu seus efeitos quando o Tesouro Nacional liberou 100 bilhões de reais, em 2009, e mais 80 bilhões de reais, em 2010 para que o banco aplicasse no setor produtivo. Graças a isso, em 2019, o Brasil cresceu mais de sete por cento, enquanto a Europa e os Estados Unidos amargavam números negativos.
A mesma coisa pode ser feita agora, argumentou o senador. Nesse sentido, ele vai apresentar projeto de lei ao Senado.
Requião comunicou também que vai propor a incidência de imposto de renda sobre lucros e dividendos, isentos por Fernando Henrique Cardoso, o que permite à pequena parcela de brasileiros pagar menos imposto de renda que os assalariados. Esse imposto, lembrou, existe em todos os países civilizados. E caso existisse, arrecadaria boa parte do que o chamado “ajuste Levy” pretende amealhar, sacrificando principalmente os trabalhadores.