Os prefeitos paranaenses em Marcha em Brasília estiveram reunidos com os deputados federais e senadores da bancada do Estado no Congresso Nacional. Eles pediram o envolvimento dos parlamentares em causas municipalistas. Segundo o prefeito de Pitanga, Altair José Zampier, os prefeitos estão organizados e serão vigilantes na tramitação de todos os projetos importantes para os municípios paranaenses.
O prefeito de Vera Cruz do Oeste, Eldon Anschau, pediu para que os deputados pensem na hora de decidir sobre as emendas da bancada. Uma alternativa, segundo ele, é ajudar os consórcios existentes nos municípios e pleitear equipamentos agrícolas para recuperação de estradas vicinais, hoje abandonadas. Outra preocupação, destacada pelo prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Henrique Micheletto, é a aprovação urgente do Pacto Federativo.
O prefeito de Terra Rica, Devalmir Molina Gonçalves, manifestou a preocupação com as obras em andamento com recursos federais que ainda não chegaram. “O grande problema é que acaba sobrando estas contas para o município. Temos um controle rigoroso do Ministério Público e as obras não podem parar”, afirmou ele. Já o prefeito de Balsa Nova, Luis Cláudio Costa, disse que quer uma pauta de ações. No entanto, na avaliação dele, melhor do que o debate de ideias é a resposta, o resultado.
O prefeito de Toledo, Luis Alberto Beto Lunitti Pagnussatt, chamou a atenção para a tramitação de dois projetos importantes para os municípios: o projeto 448/2014 que reorganiza e simplifica a metodologia de apuração do imposto devido por optantes do Simples Nacional (do qual o deputado João Arruda é o relator) e o 14/2013 que trata de assuntos inerentes a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olímpia, Luis Sorvos, apresentou uma pauta de reivindicações. Entre os principais assuntos estão: a participação dos municípios nas contribuições arrecadadas pelo governo federal, correção dos valores atuais da merenda escolar por aluno, melhoria de recursos da saúde repassados para os postos de saúde básica, repasse integral dos valores que faltam ser enviados para obras já aprovadas pelo governo federal, complementação do piso salarial para educação básica, aprovação de leis que disciplinam a relação do transporte escolar entre estado e municípios, prorrogação do prazo para funcionamento dos lixos, entre outros.
O coordenador da bancada federal, João Arruda (PMDB-PR), disse que agora os parlamentares vão estabelecer as prioridades e apresentar um plano de trabalho para os prefeitos. Uma nova reunião será marcada em três meses, desta vez em Curitiba, numa Marcha Estadual de Prefeitos para debater com deputados federais e estaduais.
“A semana em Brasília foi corrida com a marcha dos prefeitos. Recebemos vários prefeitos e prefeitas no gabinete parlamentar, além de professores e secretários de Paulo Frontin, Antonio Olinto, Santo Antonio da Plantina e Salto do Itararé. Tudo isso terminou com o grande encontro entre prefeitos e bancada, com o apoio da AMP. Teremos muito trabalho a fazer”, considerou o parlamentar.