PMDB REAFIRMA QUE TERÁ CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM 2018
“O PMDB será cabeça de chapa” nas eleições presidenciais de 2018. A afirmação é do vice-presidente da República e presidente do Partido, Michel Temer, que participou do lançamento da plataforma FUG Digital, nesta quarta-feira (14), na sede da Fundação Ulysses Guimarães, em Brasília. Durante o evento, esse foi o tom dos pronunciamentos. O PMDB se prepara para as eleições municipais de 2016 e mira na candidatura própria ao Palácio do Planalto.
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (RJ), também se referiu ao modelo de chapa que o PMDB pretende ter nas eleições presidenciais. Segundo ele, o Partido “faz parte de uma aliança democrática, mas sabe que em 2018 deverá buscar um caminho que não será com essa aliança”. Cunha disse o PMDB “tem o direito de disputar suas ideias junto ao eleitorado” e que “a FUG prepara o Partido para essa disputa. Temos que nos posicionar no processo político”, afirmou.
A FUG Digital é uma plataforma com a renovação do site e das redes sociais da Fundação, com objetivo de melhorar a comunicação com a sociedade. O presidente da FUG, Moreira Franco (RJ), disse que esse é o primeiro passo para o cumprimento da tarefa que a entidade recebeu do PMDB, de preparar o Partido para eleger o presidente da República em 2018.
“Escolher candidatos não é difícil. O PMDB tem muitos nomes. Mas para ter um candidato precisamos ter o Partido mobilizado e antenado com o avanço tecnológico para melhorar a sua comunicação interna e com a sociedade”, afirmou Moreira Franco. Para ele, o PMDB tem de estar “aberto às sugestões, às críticas e até para a ocupação de espaço, que é fundamental para que as políticas públicas sejam implementadas. Para isso, temos que trazer o avanço tecnológico e melhorar a comunicação com a sociedade”, avaliou.
Programa
A preparação do PMDB para as eleições envolve uma série de atividades que o partido está agendando. Moreira Franco informou que o Partido vai elaborar o seu programa com vista às eleições presidenciais de 2018, passando pelas eleições municipais de 2016. “Teremos reuniões com nossos filiados, prefeitos e governadores, e vamos elaborar a proposta para discussão com a sociedade”, explicou.
Até o mês de agosto, os diretórios do PMDB deverão realizar as convenções municipais. Em outubro os peemedebistas irão se reunir em congresso para aprovar o programa. Segundo Moreira Franco, o tema será “o Brasil que queremos”.
“Vamos resgatar a confiança e a esperança do cidadão brasileiro para um país democrático. Eleger o maior número de prefeitos de capitais e manter a nossa conquista de ter o maior número de prefeitos no país. Assim, haveremos de ter um nome capaz de liderar essa máquina e o processo de mudanças que o PMDB vem construindo ao longo de 50 anos”, disse.
Redes sociais
O senador Romero Jucá (RR) falou sobre a importância de uso das redes sociais na política. Segundo ele, “a política brasileira tem um desafio de mudança” e isso passa pela “avaliação da consequência do seu trabalho”. Lembrando que a população tem se manifestado pelas redes sociais, o senador disse que nos últimos tempos “os partidos políticos se desatualizaram. Temos que nos reconstruir, inovar e o PMDB tomou a decisão de avançar. O Partido tem grande importância na história e no presente do país, e tem que ter presença marcante também no futuro”, afirmou.
De acordo com Romero Jucá, “a bancada do PMDB no Senado está uníssona em torno dessa proposta de trabalho”. Para ele, foi um importante passo para conquistar o respeito dos brasileiros. “Queremos ser a voz da sociedade, que muitas vezes não se sente representada. Teremos em breve a proposta que será submetida aos membros do Partido. Queremos uma bandeira que empolgue a luta política com avanços que representem tudo o que o PMDB representa na vida política do Brasil”, ressaltou.
O presidente Michel Temer acrescentou que o PMDB irá realizar um trabalho nas redes sociais proporcional à representação nacional do Partido, que tem a direção do Congresso Nacional, a vice-presidência da República e administra seis ministérios.
“Vamos aproximar o tamanho do PMDB com sua interlocução social. No novo programa do Partido vamos atualizar o PMDB para as novas gerações. Mostrar o nosso vigor nas redes sociais. Espero o acolhimento do povo, que sempre aplaudiu a trajetória do PMDB”, disse.
Sarney presidente
Michel Temer lembrou que o PMDB sempre teve grandes lideranças no passado e continua com grandes lideranças marcando a vida política nacional. Por isso, ele vai propor no congresso do Partido, em outubro, que o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (AP) seja presidente honorário do PMDB. “Vamos marcar (a história) com um símbolo da liderança do Partido”, explicou.
Presenças
Além das autoridades que se pronunciaram durante o lançamento da FUG Digital, o evento contou com as seguintes presenças: o presidente do Senado Federal do Brasil, Renan Calheiros (AL), o senador Eunício Oliveira (CE), o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha (RS), o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney (AP), o deputado Danilo Forte (CE), o deputado Osmar Terra (RS), o ex-ministro Vinicius Lages (AL), e o presidente da Juventude do PMDB Nacional, Pablo Rezende (GO).