PMDB Mulher prestigia lançamento de livro sobre o movimento negro no Paraná

O PMDB Mulher do Paraná participou nesta quarta-feira (12) do lançamento do livro-reportagem “Paraná Preto”, que conta a trajetória do movimento negro no estado do Paraná. A presidenta do PMDB Mulher Marcia Ferreira prestigiou o lançamento do livro das jornalistas Aline Reis e Maria Carolina Scherner, na ALEP, a convite do meu amigo Saul Dorval da Silva , Presidente do PMDB Afro Estadual, no livro as autoras fazem um resgate histórico da atuação dos negros e negras no estado do Paraná, e aborda a trajetória e conquistas do movimento negro. Parabéns pelo empenho e dedicação a esta obra.
“Trata-se de um documento inédito que traça perfis de pessoas afro-brasileiras que vivenciam ou militam no movimento negro paranaense. Figuras emblemáticas que contam suas histórias. Histórias que se entrelaçam formando um cenário que mostra a questão da negritude em todas as suas nuances”, descrevem as autoras. Elas citam que dados do censo do IBGE de 2010 mostram que três milhões de paranaenses são negros. “A história mostra que Curitiba foi a Capital mais negra da região Sul do país”, frisa Aline.
“Estamos retratando uma história que nunca foi mostrada e é muito importante para todos”, acrescenta Maria Carolina. “Desde o início do curso percebíamos a necessidade de discutir o tema. Tínhamos referências sobre o movimento negro no Brasil e em outros estados, mas há muito pouco sobre o Paraná. Por isso percorremos cidades fazendo grandes entrevistas. São histórias de vida e de luta que demonstram a relevância do tema, que ainda precisa ser muito debatido”, diz ela.
As autoras – Aline e Maria Carolina esperam que a publicação se torne uma fonte de consulta e de pesquisa para estudantes, professores e estudiosos das lutas sociais e militantes do movimento negro. O livro, publicado pela Editora Íthala, com 118 páginas, tem apresentação do professor e jornalista Emerson Castro, e é resultado de quase três anos de pesquisa. Foi finalizado em 2012 como trabalho de conclusão da graduação em Jornalismo. Aline é curitibana, jornalista formada pela Universidade Positivo e, atualmente, vive na cidade de Umuarama, Noroeste do estado. Maria Carolina também é de Curitiba, graduada em Jornalismo pela Positivo, e é pós-graduanda em Assessoria e Gestão da Comunicação pela mesma instituição.