O GOVERNO RICHA USA CRITÉRIO POLÍTICO PARA FECHAR ESCOLAS DO PARANÁ

O governo deixou de lado qualquer critério técnico para decidir sobre o fechamento de turmas e escolas. A denúncia é do líder do PMDB, deputado Nereu Moura, em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29).

 

O parlamentar destacou o caso de um colégio na região Norte do Estado, onde professores e estudantes protestavam contra o anúncio de seu fechamento. “Bastou uma determinada liderança ligar para o governador, que ordenou de imediato reabrir a escola”, ressaltou Nereu Moura.

 

A situação chamou a atenção do deputado, que indagou os demais parlamentares: “Afinal, qual é o critério para fechar uma escola? É político, ou técnico? Qual é o critério que leva um governo a determinar o fechamento de um estabelecimento de ensino?”.

 

Nereu Moura disse que tem recebido denúncias de todas as regiões do Paraná, dando conta de que dezenas de escolas e turmas estão com os dias contados. “É totalmente injusto fechar escolas sem qualquer embasamento técnico. Tudo nas coxas”, disse.

 

“Desde o início do ano, a Educação do Paraná vive um drama. Perseguições, violência, agressões e falta de norte. O governo só visa um desmonte de tudo aquilo que foi construído ao longo dos anos”, denunciou o deputado.

 

“Significa dizer que o critério é político, é perseguição à educação do Paraná. É isto que move este governo”. O líder do PMDB informou que recebeu visita de lideranças de Formosa do Oeste, dizendo que o governo está fechando três escolas no município.

 

“Três escolas só no município de Formosa do Oeste”, denunciou. Para o deputado, o governo Beto Richa está brincando com professores, funcionários, pais e estudantes do Paraná. “Um dia fecha uma escola e no outro reabre, como se fosse uma brincadeira de pingue pongue”.

 

“A irresponsabilidade é tamanha, que chega a ser vergonhoso. Fecha escola, liga para o Beto Richa, ele manda reabrir. É assim que o Paraná está indo, é um navio a deriva em alto mar”, concluiu o deputado.