MAURO RICARDO COSTA É O GOVERNADOR DE FATO DO PR, DENUNCIA NEREU MOURA

O secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, é, na verdade, o governador de fato do Paraná. A denúncia é do líder do PMDB, deputado Nereu Moura, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, na sessão desta quarta-feira (12).
“O governador em exercício do Paraná, Mauro Ricardo Costa, popularmente conhecido como ‘Maurinho Malvadeza’, é quem manda neste Estado. É ele que dirige o Paraná, o resto é conversa fiada”, afirmou o parlamentar. Segundo ele, o governador Beto Richa não está mais no Palácio Iguaçu, está na Avenida Vicente Machado, na sede da Secretaria Estadual da Fazenda.
Se alguém quiser resolver um problema, afirma Nereu Moura, não adianta ir no Palácio Iguaçu. “Tem de ir na Vicente Machado, por que o governador está lá, desde dezembro, quando o Luiz Abi (Antoun, primo de Beto Richa, que está sendo investigado pelo Gaeco) começou a pagar as diárias nos hotéis de Curitiba”.
Hoje o governador está viajando para o interior do Paraná, participar de festas irrelevantes ou de inaugurações de obras feitas pelas prefeituras ou iniciativa privada. “Por que o Estado está parado, desde julho do ano passado, quando começou a campanha eleitoral”, frisou.
O líder do PMDB destacou ainda que não adiantou o aumento vertiginoso da carga tributária, sob o argumento de ajuste fiscal, para melhorar o caixa do Estado. “O que existiu foi um aumento criminoso dos impostos do Paraná. Aumento do IPVA, dos ICMS…”
Agora o governo, além usar o dinheiro da previdência dos servidores, de onde está sacando R$ 1,5 bilhão por ano, vai aumentar os saques dos depósitos judiciais. “Ele tirava 30% e agora a presidente Dilma sancionando uma lei do Congresso Nacional, vai poder ampliar o saque daquilo que não é seu”, adiantou.
Nereu Moura também denunciou a falta de sensibilidade do Mauro Ricardo, com os anseios populares. “Até as capivaras do Parque Barigui sabem que este secretário não dá valor a ninguém, não respeita o povo do Paraná. Secretário não, governador em exercício do Paraná, com plenos direitos. Governador de fato do nosso Estado”.
O governador Beto Richa, na avaliação do parlamentar, pode terminar seu mandato, mas quem assumir Estado vai herdar um Rio Grande do Sul as avessas. “Quebrado, destruído… É isto que este governo liderado pelo Mauro Ricardo Costa está fazendo. E desafio alguém que diga o contrário do que estou falando aqui”.
Desvio pré-anunciado
O líder do PMDB também denunciou outra manobra do governo do Paraná, que está prestes a receber R$ 34 milhões do Governo Federal, para recuperar estradas comprometidas com as cheias de 2013.
“As estradas já estão prontas, vou fotografar e mandar para o governo federal, para que ele saiba que estes recursos não serão usados para consertar aquilo para o qual o Governo do Estado pediu. Trata-se de um desvio de recursos pré-anunciado”, concluiu.