LEIA O ARTIGO DO PREFEITO DE PARANAVAÍ ROGÉRIO LORENZETTI : “DESPOSSUÍDOS”

“Que é muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos”´. (Ariano Suassuna)

A cidade de Paranavaí entregou, esta semana, mais 580 casas populares para famílias de baixa renda, totalizando, até agora, neste período administrativo, 2.095 habitações construídas para este público.
Para se ter uma ideia da magnitude desta conquista, tínhamos 1.113 casas populares na cidade quando iniciamos nossa administração. Estamos a caminho de triplicar este número, com as parcerias feitas com os governos federal e estadual.
A casa própria foi conquistada também por mais duas mil famílias na faixa 2, com renda maior, totalizando mais de quatro mil famílias abrigadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e outras modalidades de financiamento. Isso se traduz no maior programa habitacional da história de Paranavaí.
Somado aos benefícios econômicos deste investimento, grande parte com recursos a fundo perdido dos governos federal, estadual e municipal, outro grande contingente de pessoas, seja com recursos próprios ou outras formas de financiamento, concluíram a construção de novas moradias. A maioria destes investidores foi estimulada pelas obras do PAC em pavimentação, galerias e calçadas nos bairros periféricos, com população outrora desassistida e de baixa renda.
Talvez nem todos possam avaliar o que representa a casa própria para uma família, mas ter um abrigo seguro, em uma condição possível de pagamento, representa para muitos, uma conquista inimaginável há pouco tempo atrás.
Além do resgate social, estas famílias passam a ter um endereço fixo, que facilita as demais conquistas e possibilita o crédito para novas aquisições de bens para seu conforto.
Fiquei muito emocionado de presenciar a alegria dos contemplados, por vezes muito pobres, verdadeiros despossuídos, vivendo à margem da sociedade, sem muitas perspectivas para evolução, assinarem contratos e passar a condição de proprietários de imóvel.
Nossa participação na vida destas pessoas será um divisor de águas e está promovendo o resgate social desta geração de Paranavaienses. Não podemos admitir mais uma sociedade desigual onde um sem número de pessoas não têm perspectivas ou o direito a sonhar com uma vida melhor. Este muro que separa os brasileiros precisa ser derrubado.

*Rogério J. Lorenzetti, prefeito reeleito de Paranavaí