Comissão de Reforma Política conclui audiências e prepara seu relatório final
A Comissão Especial de Reforma Política, presidida pelo deputado Anibelli Neto (PMDB), realizou na manhã desta quarta-feira (13) sua oitava e última audiência pública para debater o tema. Participaram da reunião os advogados Gustavo Bonini Guedes, presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade); Moisés Pessuti, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP); Julio Jacob Junior, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR; e a advogada Carla Karpstein, secretária-executiva do Iprade. A presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Elys Maryna Zioli, e a presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Camila Lanes, também participaram dos debates.
De acordo com Moisés Pessuti, a ABRADEP reitera seu posicionamento contra a unificação dos calendários das eleições. “Trata-se de um atentado à democracia. Fazer com que o cidadão brasileiro só discuta política a cada quatro ou cinco anos para escolher seus mandatários não fortalece o processo democrático. Na última terça-feira (12) foi entregue o relatório da comissão de reforma política do Congresso, elaborado pelo deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI), e, pelo o que pudemos ver, a proposta de reforma tende a piorar o que temos de democracia no Brasil”, disse.
Agora os deputados membros da comissão constituída na Assembleia preparam um relatório final, que será entregue na próxima semana, em Brasília, para o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “Saio deste processo com um saldo muito positivo. Conseguimos ouvir os mais diversos segmentos da sociedade paranaense. Nós vamos agora finalizar o relatório e enviar nossas sugestões ao Congresso Nacional”, concluiu Anibelli Neto.