O principal questionamento dos deputados foi sobre a cobertura de sinal ofertada em todas as regiões do Estado que, muitas vezes, é diferente da divulgada aos clientes no momento da compra de aparelhos celulares. “Tem loja que vende celular e promete sinal 4G com 100% de cobertura na capital, por exemplo, quando nós sabemos que isto não é verdade”, observou Requião Filho. Os representantes das operadoras de telefonia móvel reconheceram as falhas, apresentaram os mapas de cobertura e planejamentos de expansão.
“O diálogo deve continuar. A comissão está aberta a ideias e soluções para aperfeiçoar o atendimento ao consumidor, que não deve se sentir enganado quando não conseguir utilizar os serviços contratados. Os deputados estão dispostos a ajudar e a cobrar destas empresas soluções para melhorar o atendimento dos usuários”, avaliou o deputado. Uma nova Audiência deve ser realizada em breve.
Os parlamentares também ouviram as operadoras de telefonia móvel para ter certeza de que o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado na CPI da Telefonia Móvel em 2013, está sendo cumprido. Ficou confirmado que a maior parte dos compromissos firmados pelas empresas foi concluída, mas ainda não é o suficiente, uma vez que em três anos a realidade mudou. Atualmente são 95,4 milhões de brasileiros com acesso à internet e está cada vez mais difícil se imaginar sem ela.