ASSEMBLEIA APROVA REQUERIMENTO EM HOMENAGEM À SEMANA FARROUPILHA

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, por unanimidade nesta segunda-feira (14), requerimento do deputado Nereu Moura, líder do PMDB, em homenagem à celebração da Semana Farroupilha, de 14 a 20 de setembro. “Um povo sem tradição, morre a cada geração”, destacou o parlamentar, lembrando o lema do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG/PR).

A Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha, lembrado todos os anos com desfiles em homenagem aos líderes e envolvidos no levante. A Guerra dos Farrapos é a mais a mais longa revolução da história do Brasil e durou quase dez anos – de 1835 a 1845, e tinha como ideal liberdade, igualdade e humanidade.

Nereu Moura, que é incentivador do resgate do tropeirismo no Estado, lembra que a Semana Farroupilha busca valorizar o grande número de moradores do Paraná, com origem no Rio Grande Sul e que “também foram responsáveis pela colonização do nosso Estado”, ressalta o parlamentar.

Histórico

Em 20 de setembro de 1835, os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Com isto, teve início a Guerra dos Farrapos, que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.

É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. A importância do dia 20 de setembro é tão grande que em 1978 foi declarado como sendo a Data Magna e decretado feriado pela lei estadual 4.453/78.

A Semana Farroupilha, no Rio Grande do Sul, é regulada por uma Lei Estadual. Sua organização é feita em duas estâncias, a estadual com a definição de diretrizes gerais, escolha do tema básico e atividades que envolvem as distâncias públicas estaduais, e em nível local onde, na prática ocorrem os festejos as manifestações culturais e artísticas.