ASSEMBLEIA APROVA 27 DE JULHO O DIA ESTADUAL DO MOTOCICLISTA
A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira discussão nesta terça-feira (03), o projeto de lei 276/2015, instituindo 27 de julho como o Dia Estadual do Motociclista. A proposta, de autoria do líder da bancada do PMDB, deputado Nereu Moura, é um reconhecimento às pessoas que gostam de viajar e conhecer o mundo sobre duas rodas.
O Dia do Motociclista nesta data já foi oficializado em pelo menos quatro estados do país – Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, lembra Nereu Moura. A escolha por este dia se deu após pesquisa da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), buscando identificar uma única data comemorativa, pois havia diferentes datas no país.
O motociclista, na definição da proposta, é o indivíduo que possui ou faz uso de moto para razões não profissionais. “(…) motociclista é aquele que usa moto para lazer, locomoção, diversão ou esporte, mas não como meio de trabalho”, reforça a justificativa.
Panorama
A data foi instituída em memória da inauguração da fábrica da Yamaha do Brasil, responsável pela produção da Yamaha RD 50, a primeira do país, em 10 de outubro de 1964.
Outra vertente explica essa data festiva como sendo uma homenagem do então proprietário da concessionária Honda de Sorocaba (SP), Rogério Gonçalves, para marcar a data da morte do mecânico de motos e motociclista brasileiro, Marcus Bernardi, falecido em 27 de julho de 1974.
O termo “motociclista” é utilizado para designar aqueles que percorrem as estradas sobre duas rodas. Para muitos, mais do que um meio de transporte, o veículo é uma paixão que exige muita responsabilidade do condutor.
Muitos motociclistas se reúnem em grupos, denominados de motoclubes, para programar e participar de viagens de grandes percursos ou passeios curtos em feriados e finais de semana. O projeto de lei será votado em segunda, antes de seguir para sanção governamental.