Fundação Ulysses Guimarães Paraná promove palestra sobre Afroempreendedorismo em 15/07

A curitibana Roberta Kisy Lourenço dará palestra sobre Afroempreendedorismo no próximo dia 15, quinta-feira, às 19h. O evento é virtual e promovido pela Fundação Ulysses Guimarães Paraná, em parceria com o MDB Curitiba e o MDB Afro-brasileiro.

Em seu portal (https://www.vivaseuprojeto.com), Roberta destaca que cada pessoa tem áreas para se desenvolver e alcançar resultados significativos, e que, em sua trajetória profissional, sempre buscou aperfeiçoamento para ampliar ferramentas de apoio e para que seus clientes pudessem viver seus projetos. A palestrante é graduada em Serviço Social pela PUC Paraná, possui pós-graduação em Counseling – Psicologia Humanista e Existencial, e especialização em gestão de projeto na Faculdade Santa Cruz.

Empreendedorismo

Cerca de 51% dos brasileiros que empreendem – são pretos ou pardos, aponta estudo. Foto de reprodução da Internet

Pesquisa do IBGE apontou que, entre os anos de 2015 e 2018, o grupo de pessoas que se declararam pretas ou pardas foi o único que cresceu. Em 2019, essa parcela da população representava mais de 56% dos brasileiros: dos 209,2 milhões de habitantes do país, 19,2 milhões se assumiram como pretos, e 89,7 milhões pardos. Já o estudo Empreendedorismo negro no Brasil, realizado pela aceleradora de empresários negros PretaHub, mostrou que empreendedoras e empreendedores negros movimentam R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil e mais da metade – cerca de 51% dos brasileiros que empreendem – são pretos ou pardos. Destes, 52% são mulheres. E entre os empreendimentos de destaque figuram indústrias e estabelecimentos comerciais especializados em produtos cosméticos e acessórios voltados para o segmento.

Interessados em assistir à palestra promovida pela Fundação Ulysses Guimarães Paraná devem entrar em contato por meio do número (41) 99670-7465. A plataforma de teleconferência é o Zoom, e o link será encaminhado no dia do evento.