A vez é delas: Justiça Eleitoral do Paraná prepara curso para incentivar lideranças femininas nos partidos

Mari Silva

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula, teve reunião para debater a realização de um curso visando ampliar o acesso feminino aos cargos de liderança dentro dos partidos políticos. A proposta foi apresentada pela juíza da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba e presidente da Comissão Mulheres na Política do TRE-PR, Adriana de Lourdes Simette, e pela juíza titular da Corte e diretora-executiva da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Flávia da Costa Viana.

Mari Silva

A prefeita de Goioxim, Mari Silva, do MDB: força feminina no executivo municipal. Foto de reprodução da Internet

O curso será uma iniciativa da Comissão Mulheres na Política em conjunto com a Escola Judiciária, e tem previsão de início no segundo semestre de 2021. Para a juíza Adriana Simette, a iniciativa vai difundir conhecimentos e diminuir a dificuldade relatada pelos partidos em encontrar mulheres interessadas em integrar quadros políticos.

“A ideia de se fazer esse curso em um ano que não é de eleição é para que os próprios partidos possam se organizar e buscar nas suas bases as figuras femininas que possam ocupar os espaços de poder”, declarou.

Além do público feminino, o curso deverá atender aos dirigentes partidários para que seja reforçada a importância do tema.

“Uma vez fortificadas dentro dos partidos, as mulheres podem concorrer nos pleitos eleitorais com mais completude e eficiência”, afirmou a juíza Flávia Viana.

*Com informações do TRE-PR