REQUIÃO FILHO PROPÕE QUE PERCENTUAL DE 15% SOBRE VALOR DE MULTAS APLICADAS PELO PROCON SEJA REVERTIDO AOS CONSUMIDORES

REQUIÃO FILHO DEFENDE QUE VALORES DE MULTAS APLICADAS PELO PROCON SEJAM DIVIDIDOS COM DENUNCIANTES – ### –

Em entrevista à imprensa, Requião Filho falou sobre o projeto que apresentou na Assembleia esta semana, propondo que 15% do valor das multas aplicadas pelo Procon estadual sejam revertidas em benefício do consumidor que fez a denúncia.

Assista:

O Deputado Estadual Requião Filho (PMDB) protocolou esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei 821/2017 que favorece os consumidores que registrarem suas queixas junto ao Órgão de Proteção ao Direito do Consumidor, o PROCON. Em caso de aplicação de multa, 15% deverão ser repassados ao denunciante.

A medida trata exclusivamente de crimes contra as relações de consumo e tem o objetivo de conscientizar a população sobre seus direitos, incentivar denúncias, coibir violações ao CDC e aumentar a proteção social. Por outro lado, a proposta exime também o PROCON de efetuar qualquer pagamento se ficar caracterizada ação de má-fé na denúncia feita pelo consumidor.

“O projeto prevê coibir denúncias falsas, até mesmo para impedir o enriquecimento ilícito.
Entretanto, em situações legítimas, hoje apenas o Estado e o próprio PROCON são os beneficiados, recebendo integralmente as multas aplicadas pelo órgão. O cidadão, autor da denúncia, que sofreu o dano, acaba tendo que buscar o Judiciário para obter alguma reparação, o que muitas vezes sobrecarrega o jurídico por situações que podem ser resolvidas em outra esfera”, justificou o deputado.

A medida ainda deve ser avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia antes de seguir para votação em plenário.

Clique AQUI para ler o projeto na íntegra: