NEREU MOURA APRESENTA REQUERIMENTO PARA AJUDAR PRODUTORES DE LEITE EM CRISE

O deputado estadual Nereu Moura apresentou um requerimento solicitando apoio do Ministério da Agricultura aos produtores de leite do Paraná que vêm enfrentando uma forte crise por excesso de produção.

O documento, protocolado na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19), a ser aprovado, é endereçado ao ministro Blairo Borges Maggi.

Os produtores reclamam que o preço do litro pago a eles caiu muito nos últimos meses (hoje, inferior a 1 real) – em razão da demasiada oferta, estoque e pela grande quantidade importada da Argentina e , principalmente, do Uruguai. A queda no consumo nos meses mais quentes, período que começa justamente agora, é  apontada como mais um complicador.

“Com cenário tão desfavorável, a competitividade do segmento está prejudicada, precisamos de ajuda”, declara o presidente do SindileitePR, Wilson Thiesen.

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com 118 mil produtores e 328 indústrias lácteas que processam o produto.

Só na região Sudoeste do estado são 42 pequenos e médios produtores, responsáveis por cerca de 1 bilhão de litros de leite todos os anos.

Para tentar amenizar a situação, o setor lácteo brasileiro pede que o Governo Federal compre emergencialmente 50 mil toneladas de leite em pó e 400 milhões de litros de leite UHT e também que defina cotas de importação.

Os representantes correm em busca de apoio político para acelerar a análise do pleito.

“A economia de muitos municípios paranaenses gira em torno da produção do leite. Essa situação é muito preocupante. O que eu puder fazer para ajudar, vou fazer”, diz Nereu Moura.