SOB PENA DE CRIME DE RESPONSABILIDADE, SEED TERÁ DE ENCAMINHAR DOCUMENTOS À AL

Sob pena de crime de responsabilidade, a Secretaria de Educação do Paraná terá de enviar à Assembleia Legislativa a cópia dos documentos que informem as consequências do processo administrativo e da auditoria interna referentes ao escândalo revelado pela Operação Quadro Negro.

Conforme declarou o dono da Construtora Valor no acordo de colaboração com o Ministério Público Federal, dinheiro desviado da construção de escolas paranaenses abasteceu a campanha de reeleição do governador Beto Richa – o prejuízo ao cofre público é estimado em mais de R$20 milhões.

O pedido de informações aprovado pelo Legislativo na sessão desta segunda-feira (11), endereçado à secretária de educação Ana Seres Trento Comin, é assinado pelos deputados Nereu Moura (PMDB), Requião Filho (PMDB), Anibelli Neto (PMDB), Ademir Bier (PMDB), Tadeu Veneri (PT), Péricles de Mello (PT) e Professor Lemos (PT).

De acordo com a solicitação, a SEED terá de encaminhar cópia dos resultados dos procedimentos, decretos e portarias com as supostas aplicações de penalidades, além da cópia da ação civil pública ajuizada na Justiça Estadual, por dano ao erário, contra a construtora e as pessoas ligadas à empresa.

Os deputados oposicionistas querem saber também se a SEED promoveu alguma mudança na sistemática de controle interno nos setores de medição de obras e pagamentos.

” Os resultados das ‘supostas’ investigações precisam ser conhecidos. Quem foi punido, demitido?”, questiona Nereu Moura.