NO SENADO, REQUIÃO DEBATE AMEAÇAS À SOBERANIA COM GENERAL VILLAS BÔAS

 

 
Do Jornal GGN – Nesta quinta-feira (22), o general Eduardo Villas Boas, comandante do Exército, participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, atendendo à solicitação do senador Roberto Requião (PMDB-PR).
Veja mais no vídeo abaixo:

 

O parlamentar paranaense manifestou sua preocupação sobre as ameaças à soberania brasileira, que vão da venda do território nacional para estrangeiros até o sucateamento do sistema de defesa nacional.
Na audiência, o Villas Bôas afirmou que Exército tem se preparado para lidar com desafios contemporâneos, como cortes no orçamento, guerras cibernéticas e inovações tecnológicas. O general disse, também, que foram desenvolvidos seis programas estratégicos e doze estruturantes, com cerca de 50 projetos.
Na visão do comandante do Exército, o sistema mais necessário atualmente é o SISFRON, que tem o objetivo de proteger as fronteiras do país.
Requião também mostrou preocupação sobre a perda da competitividade da indústria brasileira e os seus efeitos sobre a soberania nacional. Villas Bôas afirmou que, no Exército, há a preocupação com a geração de empregos e de tecnologias com conteúdo nacional. Como exemplo, ele cita justamente o SISFRON, que é implementado principalmente por empresas subsidiárias da Embraer.