ASSEMBLEIA APROVA HOMENAGEM DE NEREU MOURA AOS 46 ANOS DA COAMO

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade esta semana, requerimento do deputado Nereu Moura, líder do PMDB, para o envio de votos de congratulações pelos 46 anos de fundação da Coamo, completados no dia 28 de novembro. A Cooperativa Agroindustrial surgiu pela união de 79 agricultores, em 1970, em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná.

 

A Coamo é uma cooperativa que oferece inspiração para muitas outras, seja pelo modelo de gestão ou pela presença e inovação na região onde está sediada, destaca Nereu Moura. “Ela garante segurança e solidez, promovendo o desenvolvimento econômico, técnico, educacional e social dos seus associados”, disse o deputado.

 

O líder do PMDB ressalta que a cooperativa conta atualmente com 119 unidades localizadas em 68 municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. As estruturas recebem aproximadamente 7,04 milhões de toneladas de produtos agrícolas entregues por mais de 28 mil associados.

 

“Para ter uma ideia da importância, a Coamo respondeu, em 2015, por 3,6% da produção brasileira de grãos e fibras”, destaca Nereu Moura. A cooperativa conta com uma capacidade de armazenagem de mais de 5,8 milhões de toneladas para atender as necessidades dos associados. A soja é o seu principal produto recebido, seguido pelo milho, trigo, café e outros.

 

Desenvolvimento

A industrialização dos produtos recebidos ajuda agregar valor à produção dos associados. A transformação é feita em um parque fabril composto por indústrias de esmagamento de soja, fábrica de margarinas e gorduras vegetais, indústria de óleo de soja refinado, fiações de algodão, moinho de trigo e torrefação e moagem de café. Em Paranaguá, no litoral paranaense, a Coamo mantém o seu terminal marítimo.

 

Em seus 46 anos de existência, a cooperativa tem mantido um crescimento constante alicerçado na união, no trabalho e na busca de melhorias tecnológicas para o pleno desenvolvimento de suas atividades. A estrutura mantém aproximadamente 7 mil funcionários efetivos, responsáveis pela condução de todas as operações.

 

A Coamo baseia sua administração no tripé cooperados-diretoria-funcionários. A perfeita integração entre eles tornou a Coamo uma das maiores cooperativas agrícolas da América Latina. A soja é o principal produto da cooperativa, seguido pelo milho, trigo, café e outros.

 

‘“A Coamo nasceu de ideias e ideais. Nasceu do sonho de 79 agricultores, na busca de uma vida melhor para suas famílias e, hoje, é a realidade de milhares de pessoas que acreditam no cooperativismo e na força do trabalho em conjunto”, afirma Nereu Moura. No Brasil e na América Latina, a Coamo é a maior cooperativa agrícola e uma das maiores empresas do país.

 

Exemplo

Expoente do movimento cooperativista paranaense e brasileiro, o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini plantou em Campo Mourão a semente do cooperativismo, que vem sendo exemplo para todo o país. Entusiasta pelo movimento, o idealizador e presidente da Coamo acredita que está no cooperativismo a solução para os problemas e também para o desenvolvimento da agricultura, motivados pela organização, união e participação dos cooperados.

 

Para Gallassini, a cooperativa é um importante agente de desenvolvimento por meio de compromisso com os cooperados, disponibilizando relevantes benefícios como assistência técnica para difusão de pesquisa e tecnologia, aumento da produtividade, diversificação e renda da propriedade, além de colaborar decisivamente para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente produtivo.

 

O deputado Nereu Moura compartilha do ideário do presidente Gallassini. “Parabéns aos associados, diretoria e funcionários, pois temos muito a comemorar. Creio que nos seus 46 anos de Coamo o que ela mais plantou não está na terra, mas no coração do agricultor, que acreditaram na força da cooperação. Plantamos a fé, nasceu a esperança”, concluiu.