RICHA GASTOU MAL DINHEIRO PÚBLICO E CHAMA O POVO PARA PAGAR A CONTA, DIZ NEREU MOURA

A população paranaense foi convocada a pagar, contra sua vontade, a conta pelo mau uso do dinheiro público. A denúncia é do deputado Nereu Moura, líder do PMDB, ao comentar na Tribuna, o terceiro “pacote de maldades” enviado pelo governo à Assembleia Legislativa na terça-feira (15).

“É tão simples governar do jeito que este governo está fazendo. Gasta mal o dinheiro público e daí chama o povo para pagar a conta. É o que está acontecendo no Paraná”, ressaltou o deputado.

Nereu Moura lembrou que no final do ano passado o governador aumentou o IPVA em 40%, deixando o imposto, “um dos mais caros do Brasil”. Se isto não bastasse, disse, no mesmo pacote aumentou o ICMS em 50%, de 95 mil itens de consumo.

“Agora o governador manda para esta Casa o aumento do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) em 100% – de 4% para 8%”, denunciou. Nereu Moura informou que fez um levantamento do imposto nos outros estados do Brasil, “sendo que o novo valor fará o Paraná o campeão do ITCMD”.

É fácil governar assim, frisou Nereu Moura, tirando o sangue de quem não tem mais sangue para contribuir. “É o que este governo está fazendo, maltratando o povo do Estado numa época de crise e dificuldades econômicas”.

O líder do PMDB afirmou que poderia acrescentar ao aumento dos impostos, os reajustes nas tarifas públicas como água e energia elétrica. “Tornando muito mais difícil à sobrevivência”.

O parlamentar encerrou o pronunciamento lembrando que os aumentos de impostos não se revertem em qualidade de vida, pelo contrário. “A população está jogada a própria sorte. Não existe segurança pública no Paraná, as escolas sucateadas, as estradas esburacadas. Não temos governo”.