DEPUTADO NEREU MOURA DESTACA COPACOL POR DESEMPENHO EM INDICADOR DA REVISTA EXAME

O deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, apresentou requerimento nesta segunda-feira (3) concedendo votos de louvor à Cooperativa Agrícola Consolata (Copacol), pelo desempenho nos indicadores da Revista Exame Maiores & Melhores, edição 2015. A Copacol, segundo a publicação, é a 4ª empresa mais rentável do Estado do Paraná, com relação aos resultados alcançados no exercício de 2014.

A cooperativa com sede em Cafelândia, informa Nereu Moura, também se destacou na geração de empregos, com 8,8 mil colaboradores e ocupa a 15ª posição no Brasil, entre as empresas com maior número de trabalhadores. “No ranking das 50 maiores do agronegócio do Sul do País, a Copacol ficou com a 12ª posição. Nos indicadores por estado, que destaca o crescimento em vendas, ficou em 3º lugar, em liquidez corrente em 8º e no item riqueza/empregado, ficou em 9º lugar”.

Os números representam a participação afetiva dos associados e colaborares nos negócios da empresa. “Por meio de uma administração séria e focada no desenvolvimento integrado, são realizados investimentos que permitem a Copacol crescer de forma segura e planejada, gerando a diversificação do campo, empregos e oportunidades para toda a região”, afirma o parlamentar.

Panorama
Fundada em 23 de outubro de 1963 pelo Padre Luís Luise e mais 32 agricultores imigrantes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Copacol, hoje presidida por Valter Pitol, surgiu com o objetivo de oferecer aos produtores da região possibilidades de crescimento e melhoria da agricultura. Nessa época, a cooperativa iniciou a construção de uma usina para levar energia elétrica às residências de Cafelândia.

No início da década de 1980, sentindo a necessidade de criar aos associados uma alternativa a mais de renda, a Copacol implantou o sistema integrado para a produção de aves. No começo eram abatidas por mês, menos do que hoje a Cooperativa abate em apenas um dia.

Ainda na década de 1980, a Copacol obteve uma quota da Cooperativa Central Frimesa, o que possibilitou aos produtores mais uma opção de diversificação através da suinocultura e da bovinocultura de leite. Além disso, os bovinocultores que não podiam arcar com os altos custos do gado para recria, contavam com o programa de inseminação artificial da Cooperativa.

A Copacol colocou em atividade, em 2008, um dos maiores complexos integrados de peixes do país instalado em Nova Aurora. O constante crescimento da atividade demonstra a satisfação dos produtores com o negócio que agrega bons resultados para toda cadeia produtiva e fortalece a cooperativa e as famílias de associados e colaboradores.

Assim como em outros segmentos, a Copacol já é uma marca de qualidade reconhecida em todo o Brasil na industrialização do pescado. Visando um mercado mais competitivo, a empresa também comercializa com a sua marca outros peixes de água salgada que compõem a Linha Mar, como Abadejo, Cação, Camarão, Sardinha, Merluza e o Salmão.

Alcance
Como resultado de todo esse processo de integração e organização e focada no crescimento sustentável, a Copacol conta atualmente com 11 unidades para recebimento e armazenagem de grãos no Oeste do Paraná. Também tem cinco filiais de vendas para a comercialização de seus produtos a base de frango e peixe em todo o território nacional.

A Cooperativa conta hoje com pouco mais de 5 mil associado e aproximadamente 8 mil colaboradores diretos. A atuação da empresa é vista com carinho e admiração pelos clientes, parceiros e consumidores e com orgulho pelos associados e colaboradores. Essa energia faz a Copacol ser hoje reconhecida na produção e comercialização de grãos e de alimentos.