Requião abre canal online para financiamento de campanha

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Qualquer pessoa física pode fazer doações pelo site www.requiaopmdb.com.br
A campanha de Roberto Requião, candidato ao governo do Paraná pela coligação Paraná com Governo (PMDB/PV/PPL), está recebendo doações pela internet, dispositivo permitido pela Justiça Eleitoral desde 2010. A intenção do senador é mostrar que é possível fazer uma campanha apenas com doações de pessoas físicas.
“Tenho um projeto no Senado que proíbe a doação de empresas para as campanhas eleitorais. As campanhas não podem movimentar milhões. As empresas doam dinheiro esperando alguma retribuição e se tornam donas do mandato do parlamentar. Mas nós somos eleitos pelo povo. Por isso devemos atender os interesses populares e não de grandes grupos econômicos”, disse Requião.
As doações podem ser feitas por qualquer pessoa física pelo site www.requiaopmdb.com.br. Existem opções de valores como R$ 15, R$ 25, R$ 50, R$ 100, R$ 250 ou qualquer outro valor que o cidadão desejar. O pagamento pode ser feito com cartões de crédito (Visa e MasterCard) e de débito (Visa Electron). As doações seguem as regras da legislação eleitoral. Ao efetuar a doação, a pessoa recebe imediatamente um e-mail de confirmação e, dentro de 30 dias, o recibo eleitoral, uma exigência da legislação específica.
O sistema de doação na campanha de Requião ocorre via Cielo em parceria com a empresa Um a Mais. Segundo a sócia-fundadora e presidente da empresa, Mariana Spinelli, esse novo mecanismo depende de uma mudança sociocultural da população. “Estamos implantando uma nova forma de financiamento de campanhas eleitorais. O brasileiro é ainda insipiente nessa questão, mas acredito que isso vai mudar logo. É uma tendência mundial”, disse. Em 2012, a Um a Mais trabalhou na campanha de um candidato à prefeitura do Rio de Janeiro. A captação pública chegou a 20% do total declarado pela campanha.
No Brasil, o modelo de doações de pessoas físicas para campanhas eleitorais começou em 2010. Dilma Rousseff arrecadou R$ 240 mil pela internet, enquanto Marina Silva contabilizou R$ 170 mil. De acordo com um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o total arrecadado para todos os cargos e níveis foi de R$ 736 mil. Mas os valores não chegam nem perto do financiamento público de campanha dos Estados Unidos. A corrida vitoriosa de Barack Obama arrecadou US$ 500 milhões, por exemplo.
(Assessoria de Imprensa/Filipi Oliveira)