NEREU MOURA CRITICA CANCELAMENTO DA FEIRA DE SABORES E JOGOS DA JUVENTUDE DO PARANÁ

O deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, criticou nesta terça-feira (7) o cancelamento de dois importantes programas do Governo para desenvolvimento social e econômico do Estado – os Jogos da Juventude do Paraná e a Feira de Sabores. Ambas as iniciativas eram referência na revelação de novos talentos e integração estadual e oportunidade na ampliação de renda e divulgação das atividades dos pequenos agricultores familiares do Paraná.

Os Jogos da Juventude, que o Governo cancelou, tiveram 28 edições realizadas, tendo muito sucesso e incentivando a participação da juventude na prática esportiva. A 29ª edição iria acontecer no município de Chopinzinho entre o final de agosto e início de setembro. “Muitos talentos foram revelados durante as competições. O fim dos jogos representa um retrocesso indescritível”, sentenciou o parlamentar.

O Governo do Paraná também cancelou a 16ª edição da Feira de Sabores que acontecia todos os anos no Centro de Convenções do Parque Barigui em Curitiba. “A festa, que seria de 23 a 26 de julho foi cancelada, segundo a Secretaria de Agricultura, por falta de dinheiro. Durante 15 anos a Feira se repetiu ajudando a impulsionar e aperfeiçoar as pequenas produções caseiras, valorizando as pequenas propriedades rurais através da industrialização para o aumento da renda”.

Todos os anos, aproximadamente 200 barracas de comercialização de produtos agrícolas mobilizavam cerca de 30 mil pessoas no local, informam os expositores do evento, também conhecido como Feira da Agroindústira Familiar. “Infelizmente o Governo do Estado mandou acabar com a realização da Feira de Sabores do Paraná”, denunciou Nereu Moura.

“Fico lembrando um fato, quando o FHC (Fernando Henrique Cardoso) era presidente do Brasil, criou-se o jargão ‘Latinha e Latão’ – Latinha empresário, Latão os desempregados”, frisou o deputado. “Agora poderia se dizer, no Paraná, o governo está reinventando a moda do ‘Latinha e do Latão’. Latinha um jovem praticando esporte, Latão os jovens nas ruas; Latinha um produtor rural, Latão os sem terra”, concluiu o líder do PMDB.