SENADOR REQUIÃO REÚNE SENADORES EM DEFESA DE FÁBRICAS DE FERTILIZANTES NO PR, BA E SE

REQ AO VIVO

SENADOR REQUIÃO REÚNE SENADORES EM DEFESA DE FÁBRICAS DE FERTILIZANTES NO PR, BA E SE – ### –

 

 

O senador Roberto Requião reuniu nesta quarta-feira (21), em seu gabinete, em Brasília, senadores da Bahia e Sergipe para denunciar ao país a decisão da diretoria da Petrobrás de fechar e vender as unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados naqueles dois estados e também no Paraná. Pela Bahia, participou da reunião a senadora Lídice da Mata, pelo Sergipe, a senadora Maria do Carmo e o senador Elber Batalha.

Os fertilizantes são insumos essenciais à agricultura, logo a sua produção é uma questão de segurança nacional, disseram os senadores. “Assim, a anunciada venda e desativação das fábricas de fertilizantes nitrogenados na Bahia, Sergipe e Paraná, parte do plano de demonstre da Petrobrás que a atual diretoria denomina eufemisticamente de “plano de desinvestimentos”, coloca em risco a nossa agricultura e a nossa soberania, uma vez que a produção passará a depender totalmente da importação de fertilizantes”, afirmaram.

Segundo os parlamentares, a dependência da importação de nitrogenados, que hoje já é de 70 por cento, vai se tornar absoluta.