REQUIÃO FALA SOBRE ORIGENS DA CRISE ECONOMIA E APONTA SAÍDAS NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

requião gazeta 8 2 2018 x

 

REQUIÃO FALA SOBRE ORIGENS DA CRISE ECONOMIA E APONTA SAÍDAS NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

 

 

O senador Roberto Requião participa de mais uma edição do Fórum Social Mundial, nesta quinta-feira (15) e na sexta-feira (16), que se realiza em Salvador, Bahia. Na quinta, o senador é um dos convidados para o “Encontro Internacional Parlamentar”, que vai debater o tema “Estado de Exceção e Lawfare”, na Assembleia Legislativa da Bahia. Parlamentares brasileiros e de outros países são esperados para o evento.

Na sexta-feira, Requião é dos expositores do Fórum Social Mundial. O senador vai falar sobre as origens das crises política, econômica e social, que se tornou mais aguda, no mundo todo, a partir de 2008, e apontará caminhos para a retomada do desenvolvimento, geração de emprego, soberania nacional e distribuição de rendas.

O que é

 

         O Fórum Social Mundial surgiu, no início dos anos 2000, como um contraponto do Fórum Econômico de Davos, Suíça, que todos os anos reúne representantes de grandes grupos empresariais, notadamente do capital financeiro, e líderes políticos de vários países.

Organizações sociais do mundo todo conceberam o Fórum Social para debater alternativas para a humanidade fora da globalização imperial e financeira.  “Um outro mundo é possível”, é a frase síntese que define o FSM.

O primeiro encontro foi realizado em Porto Alegre, RS, em 2001, e, a partir de 2003, as reuniões do Fórum tornaram-se itinerantes, pelo Brasil e pelo mundo.