CAMPANHA DO “DEZEMBRO LARANJA” SERÁ LANÇADA NA ASSEMBLEIA NESTA SEGUNDA, DIA 4

ANILELLI LARANJA

Campanha do “Dezembro Laranja” será lançada na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira – ###

A médica dermatologista Flávia Trevisan terá uma participação especial na sessão plenária desta segunda-feira (4), às 14h30, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), destacando a promoção de mais uma campanha do “Dezembro Laranja”, voltada para a promoção de ações preventivas e para o diagnóstico precoce do câncer de pele. A manifestação da médica atende a uma proposição do deputado Anibelli Neto (PMDB), autor do projeto convertido na Lei estadual nº 18.829, de 13 de julho de 2016, instituindo oficialmente o Dezembro Laranja no Paraná.

A Lei estabelece que o mês deve ser dedicado à realização de ações preventivas e à conscientização da população, por meio de procedimentos informativos, educativos e realização de exames para o diagnóstico precoce do câncer de pele, priorizando-se o estímulo a visitas periódicas ao médico; a divulgação sobre os tipos de câncer, seus sintomas e tratamentos; e o incentivo aos órgãos da Administração Pública, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem em ações educativas e preventivas.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia tem chamado a atenção para cuidados básicos que todos deveriam tomar em relação ao assunto, enfatizando a importância da proteção solar. Nessa linha, entre outros cuidados, ela recomenda que as pessoas evitem exposições ao sol entre as 10 e as 16 horas; indica o uso de camiseta, chapéu, sombrinha e guarda-sol, além de óculos de sol; e ainda a aplicação diária de protetores solares.