ADEMIR BIER DEFENDE REESTRUTURAÇÃO URGENTE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS

ademir bier cortex

O deputado estadual Ademir Bier defendeu esta semana a reestruturação urgente das universidades estaduais do Paraná. De acordo como deputado, ao longo dos últimos anos, as universidades têm sido afetadas com a falta de investimentos públicos, o que interfere tanto na estrutura física como no processo de ensino/aprendizagem.

 

“As universidades estaduais do Paraná ainda estão entre as melhores do País e, por isso, não podemos deixar que a qualidade de ensino seja prejudicada pela falta de investimentos na estrutura física e humana”, afirmou o deputado.
Na avaliação de Ademir Bier, um dos principais fatores que deve ser reestruturado, de forma mais urgente, é o humano. “A pesquisa e extensão não pode cair de qualidade. Muitos professores e técnicos das universidades estão se aposentando. Além disso, há uma demanda de novos profissionais pelo próprio crescimento das universidades. Por isso, é muito importante, e urgente, a realização de um concurso público para a renovação necessário do quadro de servidores. Os estudantes não podem ser prejudicados com a falta de estrutura humana e física.É dever do Estado dar as condições necessárias para assegurar que o ensino superior seja gratuito e de qualidade no Paraná”, concluiu o deputado.
O Deputado Ademir Bier participou da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) que promoveu na manhã de terça-feira (11) uma reunião conjunta com representantes das comissões de Cultura; de Direitos Humanos e da Cidadania; e da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais do Paraná, com representantes dos sindicatos de servidores das sete universidades estaduais. O objetivo foi ouvir demandas sobre o funcionamento das instituições e queixas sobre o tratamento que alegam receber do governo estadual em questões relacionadas à própria autonomia, reposições salariais e perdas nas horas disponibilizadas para os professores temporários.