ADEMIR BIER QUER ZERAR FILA DE PESSOAS QUE AGUARDAM CIRURGIAS ELETIVAS NO PARANÁ

bier-18-10-2016

#Saúde #SouDoPMDB

O segundo secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademir Bier, protocolou um Projeto de Lei que pretende zerar a fila de pessoas à espera de cirurgias eletivas no Estado. De acordo com o projeto, os recursos da Assembleia Legislativa que são devolvidos anualmente ao Governo do Estado, devem ser aplicados exclusivamente para o atendimento às cirurgias eletivas. “A Assembleia Legislativa vem dando exemplo ao Brasil com devoluções ao Governo do Estado, anualmente, num montante que já soma R$ 880 milhões nos últimos cinco anos. Por isso, pretendemos estabelecer uma destinação específica de investimentos para os recursos a serem devolvidos pela Casa, ao caixa do Governo. São verbas livres, que podem ser aplicadas em qualquer área. Desta forma, a proposta é definir um programa social para receber esse reforço de recursos financeiros”, enfatiza o deputado.
Na avaliação de Ademir Bier, como a Saúde é o setor no Estado que mais necessita de investimentos, o projeto pretende aplicar na totalidade dos valores a serem devolvidos pela Assembleia em mutirões de cirurgias eletivas no Paraná. “Os mutirões devem ser organizados pela Secretaria de Saúde do Estado pelas 22 regionais de Saúde espalhadas pelo Paraná. A divisão dos recursos seguirá o critério da proporcionalidade, ou seja, quanto mais habitantes na área de abrangência de cada Regional, maior verba para a realização do mutirão”, explicou.
O projeto de Ademir Bier, que tem como co autor o deputado Tercílio Turini, prevê que a aplicação dos recursos nos mutirões de atendimento atenderão exclusivamente as cirurgias eletivas. “São procedimentos que, normalmente, têm longas filas de espera. Em alguns casos, com espera de anos para que a cirurgia seja realizada. O objetivo é propiciar um atendimento mais rápido e efetivo à população”, conclui Ademir Bier.
O Projeto de Lei já está tramitando e não há data definida para entrar em votação.