CELEBRAÇÕES DO CENTENÁRIO DE ULYSSES GUIMARÃES INICIAM NESTA QUINTA-FEIRA

ulysses

Documentário, exposições, comenda, peças publicitárias e sessão solene: essas são algumas das ações da FUG, em parceria com a Câmara dos Deputados, para celebrar o centenário de Ulysses Guimarães. 

Sessão solene marca o início das comemorações

Parentes, amigos e familiares de Ulysses devem participar nesta quinta, 6, a partir das 9 horas, da sessão solene do Congresso Nacional que dará início às celebrações de seu centenário. Durante a cerimônia, serão lançados o selo comemorativo, um documentário produzido pela TV Câmara e uma edição especial da série Perfil Parlamentar, assinada pelo jornalista Luiz Gutemberg (Edições Câmara). Em seguida, será inaugurada exposição que ilustra o pensamento de Ulysses sobre democracia e liberdade, com trechos de discursos e entrevistas acompanhados por imagens registradas pelo fotógrafo Orlando Brito ao longo de mais de 30 anos. 

Ações até outubro de 2017

Até outubro de 2017, várias outras ações devem acontecer em homenagem a Ulysses, como colóquios; concursos de monografias, vídeos e reportagens; e lançamento de publicações dirigidas aos estudantes. 

O site do centenário

“No cais alvoroçado, nossos opositores, como o Velho do Restelo de todas as epopeias, com sua voz de Cassandra e seu olhar derrotista, sussurram as excelências do imobilismo e a invencibilidade do establishment. Conjuram que é hora de ficar e não de aventurar. Mas, no episódio, nossa carta de marear não é de Camões e sim de Fernando Pessoa ao recordar o brado: Navegar é preciso. Viver não é preciso”.  

O trecho acima compõe o histórico discurso de Ulysses, proferido no dia 22 de setembro de 1973, na Convenção do MDB, em Brasília, lançando-se como ‘anticandidato’ à presidência da República. Este e outros discursos, bem como fotos, vídeos, críticas e biografia estão reunidos no site do centenário, elaborado pela FUG, em homenagem aos 100 anos do Senhor das Diretas.  

O documentário em três episódios

Dividido em três episódios, o documentário Senhor Deputado Ulysses Guimarães, dirigido pelo jornalista Roberto Seabra, narra, na primeira parte, a chegada de Ulysses ao mundo da política, ainda nos anos 1940, até sua consagração como líder da oposição ao regime militar, em meados dos anos 70. 

O segundo episódio mostra a luta de Ulysses e do MDB, partido que presidiu por mais de vinte anos, pela redemocratização. A terceira e última parte do documentário tem início com a Assembleia Nacional Constituinte, da qual Ulysses foi presidente. O episódio mostra também a participação de Ulysses nas eleições presidenciais de 1989.

A exposição

A mostra ULYSSES | 100 ANOS reúne registros de momentos marcantes da trajetória de Ulysses Guimarães em sua defesa da democracia e da liberdade. Ao lado de imagens cedidas pelo fotógrafo Orlando Brito, estão reunidos trechos de discursos e entrevistas que retratam o pensamento de Ulysses sobre o combate à censura e a importância da ética na política. A exposição dá especial destaque ao pronunciamento de promulgação da Constituição de 1988. A curadoria é do jornalista Clauder Diniz. 

SERVIÇO
Documentário: Senhor Deputado Ulysses Guimarães (3 episódios de 20 min.)
Estreia: sexta (7), às 21h30, na TV Câmara
Direção: Roberto Seabra
Produção: Pedro Henrique Sassi e Lia Tavares
Direção de montagem: Guilherme Bacalhao
Montagem: Guem Takenouchi
Fotografia: André Amaro
Arte: Tiago Miolo
Imagens: Cícero Bezerra, Cláudio Adriano, Flávio Estevam e Ulov Flamínio
Trilha sonora original: Alberto Valério

Exposição: ULYSSES | 100 ANOS
Visitação: de 6 de outubro a 11 de novembro, das 9h às 17h, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara
Curadoria: Clauder Diniz
Consultoria histórica: Marcela Tagliaferri
Apoio: Fundação Ulysses Guimarães