Direção da JPMDB-PR divulga resolução e pede mais participação na vida partidária

jpmdb 620

Resolução 01/2015 da Direção Estadual da JPMDB Paraná.

DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE!

“Ser jovem é imergir em processos transitórios a partir de uma nova conjuntura política, social, é estar em meio a conceitos e formas amplas de diversas leituras de mundo, assim sendo a juventude representa mudança, novos sonhos, novos objetivos.” (autor desconhecido)

 

A Juventude do PMDB do Paraná defende a manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores do estado como princípio de desenvolvimento. Não compactuamos com os posicionamentos contrários, quem é contra os trabalhadores é inimigo da JPMDB.

Nosso estado está à beira de um colapso, já não basta o descontrole nas contas públicas, o descompromisso com as políticas sociais, o loteamento de cargos que incha o governo de pessoas que sequer sabem alguma coisa de política pública agora querem sangrar os trabalhadores e destruir a educação pública.

Queremos que o PMDB se posicione firmemente em defesa do povo e do Paraná.

As eleições dos diretórios municipais do PMDB têm que refletir e debater estas questões: Que PMDB queremos para o nosso futuro? Que juventude somos e para onde iremos?

 

Ocupar o partido!

 

Foram essas perguntas que possibilitaram este diagnóstico coletivo e promoveram a tomada de decisão que nos coloca como desafio mobilizar a JPMDB-PR para ocupar o partido, a buscar mudanças na estrutura interna para garantir o direito de participação efetiva dos jovens, das mulheres e das minorias e assegurando aos peemedebistas que a promoção dos direitos juvenis serão prioridade na ação partidária.

 

Juventude na direção do PMDB!

 

Michels, importante cientista político, afirma que existe dentro dos partidos políticos uma concentração de poder, uma cristalização de líderes, uma oligarquização, que a forma de transmissão da estrutura de poder ao dirigente está diretamente relacionada e legitimada pelo mecanismo adotado. A estrutura organizativa do partido, os processos de escolha de nossos dirigentes internos e externos em âmbito nacional, regional, municipal e parlamentar ocorrem com frequência, contudo, os jovens peemedebistas estão na militância ativa e diária mas não diretiva.

Nossa estrutura partidária é hierarquizada e ultrapassada. Convivemos anos com as mesmas regras sem questioná-las ou tampouco verificando se elas estão fazendo bem ao partido.

 

É hora de renovar, é hora de movimentar as estruturas!

 

O conservadorismo impede as transformações e as reformas estruturais imprescindíveis para que o PMDB possa ser, novamente o partido de todos os paranaenses.

Não bastam apenas discursos. São necessárias ações concretas que estabeleçam estas mudanças. A JPMDB – PR protagoniza a democratização no cerne peemedebista, rompe com o anacrônico e posiciona-se claramente pelo debate integralizado, utilizando as eleições das executivas como instrumento para assegurar a aceitabilidade no sistema partidário, como também para a polarizar a inserção de jovens dirigentes com poder decisório.

Neste contexto e imersos na análise da conjuntura política a Direção Estadual da JPMDB Paraná resolve:

1) Disputar as eleições de diretórios municipais do PMDB com chapas próprias;

2) Estabelecer como diretrizes da mobilização a “democracia interna”, a “defesa dos direitos dos trabalhadores”, a “mobilização geral da sociedade contra a destruição do estado” e “construir um diálogo com a sociedade para desenvolver um projeto de desenvolvimento para o Paraná”;

3) Estabelecer como tática a disputa aberta do partido na sociedade, estimulando debates púbicos abertos, enfrentamento de projetos locais, regionais e estaduais para ampliar e aprofundar o debate sobre o “Paraná que queremos”;

4) Orientar todas as suas direções municipais, filiados e simpatizantes da JPMDB a apoiar os movimentos sociais que representam nossa sociedade nas suas lutas e na organização dos mesmos, além de combater toda forma de preconceito geracional, de gênero ou racial.

 

A luta continua!!

Vera Regina Giebmeyer

Presidente da Juventude do PMDB do Paraná