REQUIÃO FAZ PRONUNCIAMENTO NA TRIBUNA DO SENADO: ” PARA MUDAR O BRASIL”

req 10 12 2015X

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) propôs um plano de retomada do desenvolvimento do país. Ele listou compromissos que sugere para o setor público. Na opinião do senador, o Estado precisa recuperar o protagonismo na coordenação da economia nacional, que perdeu nas últimas décadas.

ASSISTA AO PRONUNCIAMENTO DO SENADOR REQUIÃO

– A incipiente e recente tentativa de construir um Estado nacional de bem-estar social foi e está sendo hoje interrompida. O Estado perdeu a capacidade de realizar, induzir e coordenar investimentos. A crise atual reside, sim, na falta de diretrizes das lideranças que galvanizam o povo na construção de um projeto nacional – afirmou o senador.

Os compromissos são divididos em áreas amplas como democracia, soberania, solidariedade, desenvolvimento e sustentabilidade. Entre as medidas elencadas em cada um deles estão o aperfeiçoamento do sistema político, a recuperação da autonomia decisória do Estado, o combate ao domínio do capital financeiro, a formulação de um modelo de crescimento ecologicamente viável e a eliminação das desigualdades sociais.

Requião também criticou a condução da política macroeconômica, que estaria, em sua visão, excessivamente voltada para os interesses do mercado financeiro e para o controle da dívida pública. Para o senador, é preciso transformar a dívida, gradativamente, em investimentos internos, controlar entrada e saída de capitais, reduzir os juros e aplicar uma política fiscal e monetária que busque a estabilidade dos preços.

Leia aqui: MANIFESTO DE LANÇAMENTO DA ALIANÇA PELO BRASIL

Saiba mais

Agência Senado