ADEMIR BIER DENÚNCIA SITUAÇÃO PRECÁRIA DA FROTA DA POLÍCIA MILITAR

21/08 - Sessão plenária

Leia a integra e assista ao vídeo do discurso do deputado estadual Ademir Bier sobre a precária situação da frota de veículos da PM, Corpo de Bombeiros, BFron e outros na região oeste do estado:

Senhor presidente, senhores deputados. Hoje ocupo esta tribuna para apresentar um problema do Governo do Estado que está virando uma grande dor de cabeça para a maioria dos municípios paranaenses.

Os municípios estão tendo que pagar a conta do Governo com a manutenção da frota de veículos estaduais, pois os carros estão sem manutenção e estão parados nas oficinas.

Recentemente, recebi um documento que trata de uma reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Marechal Cândido Rondon, a ACIMACAR, onde o secretario de transito e segurança da cidade de Marechal Cândido Rondon fez um alerta sobre a destinação de 1/3 dos recursos da secretaria de trânsito que são repassados para despesas de manutenção da frota de carros da segurança pública, de competência do governo do estado…pasmem senhores deputados, além da precária situação dos veículos estaduais ainda, muito estão pagando contas das obrigações que não são assumidas pelo erário estadual…os veículos da PM, batalhão de fronteira, policia rodoviária, corpo de bombeiros e também do instituto de identificação estão sob responsabilidade de fato da prefeitura de Marechal e imagino que de muitas outras também.

Palavras do secretário de trânsito de Marechal Rondon, “Um terço do orçamento anual é muita coisa, esse dinheiro poderia ser investido em outras frentes e em novas melhorias”.

Senhor deputados, seria redundante afirmar as dificuldades que se encontram os municípios do nosso estado. Seria redundante afirmar a importância de aparelhar a segurança publica, pois, não se faz segurança pública moderna sem mobilidade, treinamento e aparelhamento! A policia que não se move entra em letargia e é facilmente dominada pelo criminoso…

Quero fazer um alerta para as praticas de gestão propaladas em tom de retórica pelo governo estadual, a recente terceirização do controle e manutenção da frota estadual seria a causa desse problema? Porque as oficinas credenciadas estão demorando para entregar os veículos? O governador faz vistas grossas para a frota de veículos? Às favas com as mentiras sobre obras, vamos salvar os serviços do estado.

Estamos em contato com AS AUTORIDADES LOCAIS para ter mais informações, porque o caso é trágico e absurdo. Tenho informações QUE VEICULOS ESTÃO PARADOS POR FALTA DE SIMPLES REVISÃO. OUTROS QUE ESTÃO SENDO DESMONTADOS PARA COMPARTILHAR PEÇAS. UM VERDADEIRO ESCANDALO QUE FICA ÀS ESCONDIDAS. O CIDADÃO, O OCONTRIBUINTE SOFRE COM A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO QUE NÃO CHEGA.

Por isso, senhor presidente, senhores deputados, nós temos que exigir medidas urgentes. Essa conta da revisão dos veículos do estado não é de responsabilidade dos municípios. O Governo precisa dar uma resposta à população e, principalmente, o governo precisa cumprir efetivamente com o seu papel.

Muito obrigado a todos, e que Deus nos abençoe!